Sobre

Olá. Meu nome é Rafael Pontes de Miranda e desde muito jovem a tecnologia faz parte da minha vida. Comecei minha vida profissional trabalhando em empresas de desenvolvimento de sistemas. O tempo passou e virei engenheiro eletrônico e advogado, nesta ordem.

Na engenharia tive uma carreira voltada para o gerenciamento de projetos, em especial nas telecomunicações. Já naquela época, havia interesse não apenas pelos circuitos e códigos fontes, mas principalmente pela gestão. Tomado pela ideia de me capacitar para ser um bom gestor, tornei-me MBA em Gestão Financeira e Contábil. Entretanto, a mudança da profissão não estava fácil! Foi preciso uma atitude brusca: o curso de Direito.

Planejamento pessoal realizado e cinco anos depois estava colando grau como Bacharel em Direito e fazendo meu juramento para ingressar nos quadros da advocacia. Ao sair da faculdade, vieram os convites para a advocacia e, naturalmente, as dificuldades de quem (re)começa uma carreira profissional. Como advogado, passei a direcionar meus estudo para a área tributária e para a atividade empresarial. Virei professor universitário, mas é como estudante que me identifico. Aprovado para o concurso de procurador municipal, tomei posse e exerço a advocacia pública também.

Percebi então que os profissionais do mundo jurídico se encastelavam em doutrinas e linguagem própria, salvo raríssimas exceções. Há, assim, um abismo entre a ciência jurídica e a atividade empresarial.

Por essa razão, resolvi criar uma “ponte” neste site para que pudéssemos – operadores do direito e empresários – conhecer, atualizar e dialogar. O blog não tem qualquer pretensão de tamanho ou aprofundamento. Nele trataremos de temas jurídicos ligados à atividade empresarial, tecnologia, nova economia, liberdade, entre outras coisas.

Puxe uma cadeira e pegue um cafezinho.